A Central de Hidratação para pacientes com sintomas suspeitos de arboviroses funcionará até o próximo domingo (28/5). Ao todo, cerca de 3.783 pessoas receberam atendimento na unidade, nos últimos dois meses, em função do decreto de situação de emergência em saúde, publicado pela Prefeitura de Contagem, no último dia 20 de março. Com a queda das notificações e melhora dos índices de dengue e chikungunya no município, o atendimento de pacientes sintomáticos será feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência.
A unidade focada no tratamento de pacientes com sintomas de dengue e chikungunya foi aberta pela Prefeitura buscando solucionar e otimizar o atendimento aos pacientes sintomáticos. De modo emergencial, a unidade foi implantada 13 dias após o decreto, devido ao alto número de casos suspeitos. A medida permitiu desafogar a porta de entrada das UPAs e UBSs, atendendo prontamente a demanda e reduzindo os impactos de atrasos e demora no atendimento para a população.
Segundo o enfermeiro coordenador da Central de Hidratação, Everaldo Junior, foram muitos dias trabalhando em prol da comunidade de Contagem e região para que a população se sentisse amparada e acolhida. “Encerramos nosso atendimento na Central de Hidratação como projeto-piloto, com sentimento de gratidão e dever cumprido. É gratificante ver a satisfação dos nossos pacientes e toda equipe em cada olhar”, concluiu o coordenador.
A unidade contou com 30 leitos de hidratação venosa, uma sala de classificação de risco, três consultórios, uma sala de medicação com seis poltronas, laboratório e sala de espera. Ao todo foram mais de cinco mil atendimentos realizados, 346 pacientes em medicação e 36 internações.
Apesar da diminuição do número de casos de dengue e chikungunya neste mês (foram registrados, em março, 687; em abril, 631; e 75 em maio até a última semana) a Prefeitura ainda alerta sobre os devidos cuidados para prevenção do mosquito Aedes aegypti e incentiva a população a buscar as unidades de saúde de referência, em casos de suspeita.
Como você pode prevenir o mosquito da dengue:
· Tampando tonéis e caixas d’água;
· Mantendo calhas sempre limpas;
· Deixando garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
· Deixando ralos limpos e com aplicação de tela;
· Limpando semanalmente ou preenchendo pratos de vasos de plantas com areia;
· Limpando os potes de água para animais;
· Retirando água acumulada na área de serviço, recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa.
Como acionar a Zoonoses sobre focos de dengue?
Denúncias de focos do Aedes aegypti podem ser feitas pelos seguintes telefones:
Eldorado: 33525477
Sede: 99257-0803
Nacional: 3354-4680
Riacho: 3353-2000
Vargem Das Flores: 3352-5165
Petrolândia: 3398-6473
Industrial: 3363-8880
Ressaca: 3354-6386